Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Encontro pedagógico é realizado no campus
Início do conteúdo da página Notícias

Encontro pedagógico é realizado no campus

Durante o encontro houve uma mesa redonda e uma palestra. Também foram divulgados os resultados da avaliação institucional de 2016 e outras atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 02/08/2017 13h25
  • última modificação 02/08/2017 13h25

Nos dias 24 e 25 de julho o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz realizou, no auditório Conceição Alvarenga, o XLIII Encontro Pedagógico do campus. O encontro é uma realização da Diretoria de Desenvolvimento Educacional e foi coordenado pela professora Aricelma Ibiapina. A proposta é realizar um planejamento das atividades pedagógicas do campus. Na ocasião houve uma mesa redonda sobre a Síndrome de Asperger e uma palestra sobre metodologia de ensino para alunos surdos. Foram divulgados, também, os resultados da avaliação institucional de 2016, além de outras atividades pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano.

A psicóloga convidada Cíntia Viegas falou para professores e técnicos administrativos sobre a Síndrome de Asperger. Ela conta que a síndrome ainda é um enigma para a ciência, por isso é importante trazer o tema para o ambiente educacional. “O IFMA está avançando, porque a partir do momento em que ele treina os professores e traz ferramentas para eles lidarem com a situação, ele facilita que o professor possa lidar com essa nova realidade”, contou.

Houve, também, uma palestra com a professora Solange Feitosa, especialista em atendimento educacional especializado. Ela falou sobre a inclusão de alunos surdos no sistema educacional. “É importante sensibilizar os professores e coordenadores pedagógicos sobre a relevância de construir e consolidar novas perspectivas de acesso e permanência dos educandos surdos e surdas nos diversos níveis de ensino e desmistificar a ideia de que o surdo é desprovido de inteligência”, analisou.

A diretora da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do IFMA Campus Imperatriz, Aricelma Ibiapina, falou sobre a importância de realizar o encontro pedagógico. “O encontro pedagógico nos moveu a pensar sobre a realidade que estamos vivenciando enquanto educadores no sentido de compreender que não podemos modificar essa realidade se não quando descobrirmos que ela é modificável e que podemos fazer alguma coisa para melhorar nossa prática pedagógica”, disse.

Avaliação institucional 2016 – Durante o XLIII Encontro Pedagógico a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ana Maria Souza dos Santos, falou sobre os resultados da avaliação institucional referente ao ano de 2016. A presidente afirma que a avaliação foi realizada entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017 e teve como referência o primeiro semestre de 2016. “Reconhecemos os pontos fracos evidenciados no decorrer do processo avaliativo, mas reconhecemos também que as informações coletadas nos segmentos discentes, docentes e técnico administrativo nos permitem traçar um diagnóstico capaz de retratar as satisfações e insatisfações dos atores envolvidos na avaliação. Esperamos que as fragilidades evidenciadas nos três segmentos sirvam para o delineamento de ações futuras da gestão junto aos setores e servidores em geral”, explicou.

Fim do conteúdo da página