Página Inicial > Notícias > Curso de especialização a distância realiza aula inaugural

Curso de especialização a distância realiza aula inaugural

O IFMA Campus Imperatriz será o polo ofertante do curso de Pós-graduação a distância Lato Sensu em Gestão Pública. Haverá polos presenciais nos municípios de Barra do Corda, Carolina, Caxias, Colinas, Imperatriz e Porto Franco.
  • publicado 08/08/2017 12h44
  • última modificação 08/08/2017 12h44

No dia 29 de julho foi realizada a aula inaugural do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública ofertado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade a distância. A coordenação sistêmica da UAB está ligada ao Centro de Referência Tecnológico (CERTEC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e para esse curso o polo ofertante foi o Campus Imperatriz. A cerimônia de recepção dos novos alunos foi realizada no auditório do polo UAB do município. Houve, também, aulas inaugurais nos demais polos presenciais nos municípios de Barra do Corda, Carolina, Caxias, Colinas, Imperatriz e Porto Franco.

De acordo com a coordenadora geral do curso, Joana Darc Morais, o curso tem sido muito bem-sucedido. “O encontro foi um sucesso em todos os polos, conforme as informações enviadas pelas coordenações dos Polos UAB. Além do comparecimento dos alunos em torno de 70%, houve a presença de tutores, que acompanharão os alunos no processo de aprendizagem, presencialmente e a distância, e de autoridades locais, representantes do município e de outras instituições”, disse a coordenadora.

A chefe do departamento de pesquisa, pós-graduação e inovação do Campus Imperatriz, Adaci Nascimento, avaliou como positiva a participação dos alunos. “No polo de Imperatriz tivemos a presença de 74 alunos do total de 100 matriculados. Portanto, avalio como positivo esse primeiro contato com os alunos. Há uma expectativa com relação ao curso devido a credibilidade da instituição e por essa ser a primeira oferta de curso a distância”, afirmou.

Já a coordenadora do Polo UAB de Imperatriz, Francisca Noronha, destacou a expectativa com relação ao curso. “O IFMA já tem uma tradição quando se trata de qualidade do ensino-aprendizagem e essa nova experiência, na modalidade a distância, só qualifica e oportuniza ao trabalhador estudar e se qualificar cada vez mais. Nós temos essa expectativa de boa aprendizagem e que ao concluírem este curso e ingressarem no mundo do trabalho, os alunos possam dar continuidade àquilo que eles obtiveram aqui na UAB junto com o IFMA”, explicou.

A aula inaugural no polo Imperatriz contou a participação do secretário de Educação do Município de Imperatriz, Josenildo Ferreira; a coordenadora do Polo UAB de Imperatriz, Francisca Noronha; e a Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Imperatriz, Adaci Nascimento Batista, que na ocasião representava a Direção Geral do Campus e a Coordenação Geral do Curso.

Pós a distância – Só neste ano esse é o terceiro curso de pós-graduação ofertado pelo CERTEC. Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e a Pós-graduação Lato Sensu em Geoprocessamento tiveram início em junho desse ano. Antes disso o Centro de Referência já havia oferecido duas especializações: Docência para o PROEJA e Docência para Educação Profissional e Tecnológica.