Página Inicial > Notícias > Alunos de Administração (PROEJA) visitam Academia Imperatrizense de Letras

Alunos de Administração (PROEJA) visitam Academia Imperatrizense de Letras

A atividade foi realizada como parte do cronograma da disciplina Língua Portuguesa.
  • publicado 14/09/2017 14h38
  • última modificação 19/09/2017 10h36

Alunos do curso técnico em Administração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz visitaram, na última terça-feira (12), a Academia Imperatrizense de Letras (AIL). A atividade fazia parte do cronograma da disciplina de Língua Portuguesa e teve o objetivo de conhecer mais sobre a cultura literária da cidade.

Os estudantes foram acompanhados da professora Thayane de Sousa, que destacou o significado da visita para a turma. “A importância é despertar o interesse pela leitura, não como obrigação, mas como prazer. Como consequência desse processo, haverá um melhor desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita”, explicou.

Já a estudante Maria Rita destacou a importância do momento e a acolhida recebida. “O que mais me chamou atenção foi o respeito e o carinho que os escritores tiveram por cada um de nós que se faziam presente. Essa foi a primeira vez que visitei a academia, e para mim foi o momento mágico. A  academia é  um lugar que todos os alunos devem conhecer, pois aqui somos muito incentivados a ler e a escrever e onde temos verdadeiros mestres da literatura imperatrizense. Foi uma Honra  muito grande ter conhecido a academia e todos  aqueles escritores”, disse.

Já o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, avaliou positivamente a iniciativa. “Parabéns aos alunos pela forma como se conduziram na reunião, o que com certeza nos causou uma ótima impressão. Diante disso, estamos predispostos a recebê-los novamente e esperamos que tenham levado uma boa impressão da academia e seus membros”, comentou.

Sobre a Academia

Academia Imperatrizense de Letras foi fundada em 27 de abril de 1991, com o objetivo de promover o estudo, a preservação e a divulgação da Literatura e outras  manifestações culturais notadamente da região Tocantina maranhense com história, tradição e cultura comuns. A academia possui 40 membros eleitos e efetivos, escritores da região com produção de reconhecido relevo no campo cultural.

A Academia é dirigida e administrada por uma Diretoria assim composta: I- Presidente; II- Vice-Presidente; III- Secretário; IV- Secretário Adjunto; V- Tesoureiro; VI- Tesoureiro Adjunto. A eleição para ocupação destes cargos acontece a cada 2 anos – (ímpar), sempre no mês de março com posse em 27 de abril.