Página Inicial > Notícias > II Eneifma tem início nesta sexta, 13

II Eneifma tem início nesta sexta, 13

O evento se estende até domingo (15) e nesta segunda edição vai abordar aspectos voltados para a saúde do estudante, reformas no ensino médio e expansão do Instituto.
  • Valdália Andrade
  • publicado 12/10/2017 21h20
  • última modificação 12/10/2017 21h25

Durante três dias o Campus Imperatriz será o espaço de integração e discussão da política estudantil no IFMA.

Mais de trezentos alunos do Instituto Federal do Maranhão, congregando diversos campi, já estão inscritos na segunda edição do Encontro de Estudantes do IFMA (II Eneifma), que em 2017 irá acontecer no Campus Imperatriz, entre os dias 13, 14 e 15 de outubro.

O Encontro – organizado pela Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) – terá como público-alvo os alunos dos cursos técnicos de nível médio. O tema escolhido para esta nova edição é “Expansão, Inclusão, Saúde e Diversidade”.

De acordo com a diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo, uma das principais diretrizes das atividades é motivar os discentes à organização estudantil e a atuarem na gestão. “Mas, para isso, precisam se organizar. Então oferecemos toda uma linha de atuação no sentido de incentivá-los a formarem os grêmios estudantis, em se tratando de alunos do ensino médio, e os centros acadêmicos, quando nos referimos aos alunos de ensino superior”, esclarece.

Com estas características, a diretora reforça que o II Eneifma será um espaço de integração e discussão da política estudantil, lembrando que em 2015 este primeiro evento foi realizado no Campus Codó, onde cerca de 500 estudantes de todos os campi do Instituto estiveram reunidos. Em 2016 o Campus Maracanã acolheu alunos de 16 unidades de ensino superior.

Em Imperatriz, a escola aguarda os alunos com suas instalações adequadas, providas de salas de aula, refeitório, auditório e ginásio, além de contar com um movimento estudantil consolidado e toda uma equipe de profissionais capacitados, dispostos a ajudar na realização do evento. “São pontos que levamos em consideração para acolher o encontro”, complementa Dayse Araújo.

Esta segunda edição do Eneifma já está com sua programação concluída, composta por diálogos entre o reitor Roberto Brandão e os presidentes de grêmios e Conselho de Representantes de Turmas. Haverá ainda palestras envolvendo assuntos estudantis como: IFMA: uma escola de todos e de cada um; A reforma do Ensino Médio; Expansão no IFMA: desafios e perspectivas; Movimento estudantil e a atual conjuntura; Saúde do estudante e suas dimensões. “Estamos com a expectativa de motivá-los a serem protagonistas, com visão crítica do ensino, pois acreditamos que esta geração pode promover transformações”. Confira programação completa.