Página Inicial > Notícias > Professor do IFMA é escolhido membro de Conselho Municipal do Meio Ambiente

Professor do IFMA é escolhido membro de Conselho Municipal do Meio Ambiente

Antonio Jose Dias Vieira, do Campus Imperatriz, é doutor em Ciências Agrárias, além de ser pesquisador na área.
  • publicado 11/12/2017 15h19
  • última modificação 11/12/2017 15h19

Conselho tem a função de assessorar o poder executivo em questões ligadas ao meio ambiente.

O professor Antonio Jose Dias Vieira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz, foi escolhido membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente. O órgão tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal nas questões relativas ao meio ambiente.

Doutor em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Antonio Jose Dias Vieira é pesquisador na área de Meio Ambiente, com estudos sobre energia solar, qualidade da água e também cultivo de espécies. É professor do IFMA desde 2009, lecionando nas áreas de Meio Ambiente e Ciências Agrárias. Ele exercerá o cargo (não remunerado) de membro do Conselho até 2019, paralelamente a sua atividade no IFMA.

Com caráter deliberativo, consultivo e normativo, o Conselho é um fórum para se tomar decisões nos assuntos ambientais. Cabe ao órgão propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento; analisar licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras em âmbito municipal; promover a educação ambiental.

O Conselho é responsável ainda por propor a criação de normas legais, bem como a adequação e regulamentação de leis, padrões e normas municipais, estaduais e federais; opinar sobre aspectos ambientais de políticas estaduais ou federais que tenham impactos sobre o município e receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental, sugerindo à Prefeitura as providências cabíveis.