Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Alunos do campus conquistam 4 medalhas na OBMEP

Alunos do campus conquistam 4 medalhas na OBMEP

Foram uma medalha de prata e três de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
  • publicado 12/12/2017 15h22
  • última modificação 12/12/2017 15h22

Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz conquistaram quatro medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) deste ano.  O aluno Enos Carvalho Mota, do 2º ano do Curso Técnico em Informática, ganhou uma medalha de prata. Já os estudantes Arthur Silas Sirqueira Melo, Gabriel Icaro Lima da Costa e Julio da Paz Almeida receberam medalha de bronze.

Foram classificados 31 estudantes do campus para a fase final. Além das medalhas conquistadas, outros 10 alunos receberam menção honrosa – prêmio dado a quem conseguiu resolver parte dos problemas, embora não tenha pontuado o suficiente para ganhar uma medalha.

Para o professor Daniel Santos de Carvalho, coordenador do campus na OBMEP, esse é um resultado a ser comemorado, por refletir a disciplina e o empenho dos alunos e professores. Durante todo o ano de 2017, foi desenvolvido o projeto “Preparatório para Olimpíadas de Matemática no Ifma – Campus Imperatriz”. “Para conseguirmos este excelente resultando houve o empenho e dedicação de todos. É uma grande satisfação ver nossos alunos conquistando belíssimos resultados a nível nacional isto é motivo para festejarmos”, declarou.

O professor destacou também o resultado dos estudantes que receberam menção honrosa. “ Nenhum dos resultados foi por acaso, todos batalharam muito para receber este reconhecimento nacional”, disse Daniel Santos de Carvalho.

O projeto de preparação para as olimpíadas foi desenvolvido pelo professor Daniel Santos de Carvalho com os professores Paulo Cardoso Jales, Eliel de Oliveira e Everton Soares Cangussu. Dois monitores, os alunos do Ensino Superior Adriel Cavalcante Silva e Jefferson George de L. Cavalcante Junior, também acompanharam os estudantes na preparação. “Tivemos ainda o efetivo apoio dos professores de matemática das turmas do médio integrado ao técnico”, informou Daniel Santos de Carvalho.

Enos Carvalho Mota explicou que, no ano passado, recebeu menção honrosa durante sua participação da OBMEP. “O ‘salto’ proveniente da obtenção da Medalha de Prata me deixou surpreso. Inicialmente, não consegui acreditar. Mas, ao verificar a lista de premiados, o resultado era claro: MEDALHA DE PRATA. A única prata do Nível 3 no Maranhão, que abrange todos os alunos do ensino médio do Brasil inteiro”, comentou.

O estudante agradeceu a família e os amigos pela alegria compartilhada e disse o que a conquista da medalha representou para ele. “Para mim, representa o reconhecimento de bastante esforço, dedicação e fascínio que sempre tive pela Rainha das Ciência, a Matemática. Representa também o potencial do IFMA Campus Imperatriz. Somos muito agraciados por termos professores comprometidos que constantemente fazem muito mais do que suas obrigações”, declarou Enos Carvalho Mota.

Quadro de medalhas do IFMA Campus Imperatriz

ENOS CARVALHO MOTA – prata