Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Alunos participam de trilha ecológica no Horto Arara Azul

Alunos participam de trilha ecológica no Horto Arara Azul

Estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente colheram dados para elaborar documento que incentiva transformação da área em parque ambiental
  • publicado 14/05/2018 15h00
  • última modificação 14/05/2018 15h00

Estudantes coletam dados sobre a flora presente do Horto Arara Azul, em Imperatriz.

Um grupo de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz participou de uma trilha ecológica do Horto Arara Azul, futuro Parque Natural da cidade. A ação fez parte das atividades do projeto “Alguns aspectos socioambientais do Horto Arara Azul”, desenvolvido pelo professor Antonio Vieira.

Segundo o professor Antonio Vieira, durante a trilha os alunos realizaram um diagnóstico rápido e participativo do local, gerando dados socioambientais para fomentar a criação do Parque Natural Municipal de Imperatriz, situado a 12 Km do campus do IFMA na cidade. Os estudantes aprenderam técnicas para conceber um projeto de pesquisa na área socioambiental, com coleta de dados biométricos de plantas e georreferenciamento. Eles também tiveram contato com comunidades carentes que habitam a área. “O objetivo é a produção de um documento a ser encaminhado a instituições competentes [para a implementação do parque]”, disse o coordenador do projeto.

O professor Antonio Vieira afirmou que faltam dados sobre o local, considerado uma floresta urbana. “O estudo preliminar elaborado pelos alunos do IFMA visa despertar a atenção das autoridades para a necessidade imediata de isolamento da área para resguarda a riqueza da fauna e flora, bem como chamar a atenção pela necessidade de cessar o lançamento de esgoto proveniente do Conjunto Itamar Guara”, explicou.

A ação foi organizada com a colaboração dos professores José Costa Alencar, que apresentou dados sobre a flora e a história do Horto, e Túlio Tsuji, que contribuiu na identificação de indícios da presença de fauna e com o registro fotográfico e em vídeo do trabalho de coleta de dados.

O aluno Valmir Pina de Oliveira Junior destacou que a atividade contribuiu para o conhecimento dos estudantes sobre várias espécies não só da flora, como da fauna, visando métodos para uma gestão e recuperação de áreas degradadas. “Sendo útil na transformação do parque municipal ambiental Horto Arara Azul em um local para estudos e lazer público”, disse.

Já o estudante Paulo Iago Brito de Lima frisou que a visita ao Horto auxiliou na aprendizagem de determinadas espécies de árvores e suas importâncias. “Bom esta atividade resultou na especialização do conhecimento do horto Arara Azul, como forma de conhecer a fauna e a flora que está inserida na área ambiental”, comentou.