Página Inicial > Notícias > Campus Imperatriz inaugura Centro de Estudos de Línguas

Campus Imperatriz inaugura Centro de Estudos de Línguas

Iniciativa propõe beneficiar comunidades interna e externa com ensino de português, línguas estrangeiras modernas e LIBRAS
  • publicado 05/10/2018 13h06
  • última modificação 05/10/2018 13h06

O campus do IFMA na cidade de Imperatriz (Região Tocantina) realizou em 26 de setembro (quarta-feira), a cerimônia de inauguração do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que pretende dotar a comunidade de um espaço próprio para o estudo de idiomas.

De acordo com Laís Milhomem de Souza, professora do Campus Imperatriz (Inglês) que coordena o CEL, a proposta da iniciativa é atender ao público interno e externo com o ensino de línguas. Além do português como primeira ou segunda língua, planejam-se aulas de inglês e espanhol, e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “O intuito [do Centro] é de ofertar formação linguística e cultural através do desenvolvimento das habilidades de compreensão e expressão nessas línguas”, explicou a coordenadora, ressaltando ainda o objetivo de realizar cursos de extensão para a comunidade em geral, bem como desenvolver pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas e capacitar os servidores e alunos em uma ou mais línguas. Ao lado de Laís Milhomem, o professor Osiel Costa Oliveira atua como secretário do CEL. Ambos fizeram uma apresentação musical durante a cerimônia de inauguração, seguidos do Projeto IFMUSIC, formado por alunos do Campus Imperatriz.

Outros docentes da unidade do Instituto destacaram os benefícios da implantação do Centro. “A criação do CEL nos trará muitos ganhos”, avaliou Eliana Kiara Viana Lima, chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP) e professora de Português. Para ela, ao possibilitar os estudos de línguas estrangeiras modernas, de LIBRAS e da língua nacional, o CEL contribuirá positivamente para avaliação dos cursos superiores do Campus Imperatriz.

Joselias da Costa Matos (Português e Espanhol) considerou a relevância de se contribuir para a formação de cidadãos bilíngues em Imperatriz. “Ganha o aluno, com a aquisição de conhecimento em língua estrangeira, e ganha o professor, uma vez que o CEL não só servirá de centro de aprendizagem, mas também de centro de estudos e pesquisas na área de linguagens”, disse ele. Joselias Matos parafraseou o astronauta americano Neil Armstrong (1930-2012), a quem se atribui ter declarado que a chegada do primeiro humano à Lua, em 1969, constituiu um “pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Segundo o professor do Instituto Federal, a criação do CEL é um pequeno passo para os “ifmienses”, mas um grande passo para a comunidade imperatrizense.

Diego Borges da Silva, aluno do 5º período do curso de Ciência da Computação, já está inscrito no curso de Inglês Básico ofertado pelo CEL, e refletiu que há várias vantagens do Centro para os estudantes do IFMA, como a possibilidade de os alunos conseguirem ter fluência na língua escolhida ou se capacitarem para fazer exames de proficiência como o TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira), reconhecido por universidades e empresas em todo o mundo.

Diego da Silva referiu-se ainda às melhores chances de inserção no mercado de trabalho, nacional ou internacional, por quem domina outro idioma. No caso da língua inglesa, o discente acrescentou que o conhecimento abre portas para realização de pesquisas cientificas, através do intercâmbio com outras instituições estrangeiras parceiras do IFMA. Sobre o curso de LIBRAS, o aluno ponderou que promove a capacitação na segunda língua oficial do Brasil, além de contribuir para a maior inserção social de pessoas com necessidades específicas. “Tudo isso ao alcance de quem tiver interesse”, concluiu Diego da Silva.

A cerimônia de inauguração do CEL no auditório do Campus Imperatriz contou com a presença de gestores da unidade (diretores chefes de departamentos) e servidores de diferentes setores.