Página Inicial > Notícias > Alunos realizam projeto “Do Lixo ao Luxo”

Alunos realizam projeto “Do Lixo ao Luxo”

Atividade aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro no campus e teve a participação de alunos do curso técnico em Meio Ambiente.
  • publicado 17/10/2018 18h32
  • última modificação 18/10/2018 15h07

Os alunos das turmas do 4º módulo do curso técnico em Meio Ambiente concomitante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz realizaram nos dias 02 e 03 de outubro, na área de vivência do campus, o projeto “Do Lixo ao Luxo”, sob a coordenação dos professores Murillo Barros de Carvalho e Ana Maria Souza dos Santos. A atividade teve como objetivo realizar educação ambiental na sociedade, e levar os discentes do curso Técnico em Meio Ambiente a um novo olhar sobre os resíduos sólidos.

Nos dois dias, muitos materiais que eram considerados “lixo” foram transformados em objetos úteis no dia a dia. “Existe um grande preconceito quando se fala do lixo. A ideia é mostrar que do lixo é possível produzir muitas coisas, inclusive empreender. Que o lixo não é lixo, mas resíduo”, disse o professor Murilo Barros. O aluno Guilherme Rodrigues comentou que “esse trabalho foi importante porque mostrou e renovou a ideia de que é possível transformar o “lixo” em materiais que podem ser utilizados no dia a dia, além de servi também de decoração. Então o principal objetivo foi mostrar para os alunos que através da criatividade e os materiais que sempre julgamos sem utilidade, “lixo”, podemos fazer vários outros objetos, preservando dessa maneira o meio ambiente, que já está bastante desmatado”.

O aluno complementou ainda que “o projeto contribuiu mostrando de maneira prática o que fazer com os resíduos sólidos (lixo). Existe uma diferença entre Resíduos sólidos e lixo; os resíduos são todos aqueles “lixos” que podem ser reaproveitados de diversas maneiras. Já o lixo em si é todo aquele material que não dá pra reciclar de forma alguma. Então, todos os objetos que foram feitos de materiais recicláveis ajudaram na compreensão dessa diferença, que foi a proposta principal do projeto para os alunos”, finalizou.

Assunto(s): IFMA , meio ambiente , projeto , reciclagem