Página Inicial > Notícias > Cinturão Verde recebe alunos e professores do Campus Imperatriz

Cinturão Verde recebe alunos e professores do Campus Imperatriz

A equipe verificou ações empreendedoras no local, que é de responsabilidade da superintendência do aeroporto.
  • Ascom, com informações do Campus
  • publicado 21/11/2018 12h18
  • última modificação 21/11/2018 12h18

Alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz – participaram, no último dia 12 de novembro, da visita técnica ao Cinturão Verde da cidade, localizado em área de responsabilidade da superintendência do Aeroporto Renato Cortez Moreira.

A atividade teve o objetivo de verificar as ações empreendedoras que trabalham de forma não agressiva ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, beneficiam a sociedade, favorecendo ainda conhecimentos específicos sobre a temática proposta aos estudantes da disciplina de Empreendedorismo. Ao falar sobre a importância desse contato dos alunos com o trabalho realizado na área, a professora Ana Maria Santos, que ministra a disciplina, diz que a visita foi fundamental para os estudantes observarem as ações empreendedoras do Cinturão Verde, averiguando se as práticas desenvolvidas pelas pessoas que fazem parte do projeto agridem de alguma forma o meio ambiente.

Segundo o professor Antônio Vieira, no local, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Difusão da Tecnologia, que é de responsabilidade da Infraero. “A entidade conta com a colaboração da Secretaria de Agricultura, que fornece técnicos para fomento e extensão rural na área agrícola. Os produtores de espécies hortícolas são arrendatários da terra, que produzem alimentos vendidos diretamente à comunidade do entorno ou ao município, para composição da merenda escolar municipal”, explica e acrescenta que o ambiente serve de campo experimental para trabalhos científicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Os discentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o senhor Masao, que é um produtor rural e engenheiro agrônomo, descendente de japoneses, que se preocupa com o uso correto de defensivos agrícolas na horticultura e com a manutenção da fertilidade dos solos, incluindo adubação e calagem, da sua propriedade arrendada.

Para a aluna Thais da Silva Santana, a visita ao Cinturão Verde representou um conjunto de dados com as disciplinas vistas no decorrer do curso. “Exemplo disso foram as análises que podemos observar na prática, como a plantação da hortaliça e a educação ambiental, um processo que se inicia com informações ao desenvolvimento do senso crítico e raciocínio lógico, inserindo o homem no seu real papel como integrante e dependente do meio”, diz a aluna, complementando que, nesse sentido, o da valoração como meio de tornar indispensável o cultivo, a plantação entra em consonância com a gestão ambiental e as políticas de desenvolvimento sustentável. “Desta forma, o somatório das atividades desenvolvidas com as disciplinas abordadas, contribuíram para a minha formação como técnica”, conclui. A visita contou também com a presença do professor Murillo Barros.