Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes participam de evento de Física

Professores e estudantes participam de evento de Física

O 5º encontro do Entorno da região do Bico do Papagaio foi sediada em Marabá
  • publicado 06/12/2018 11h56
  • última modificação 06/12/2018 12h00

Professores de Física do IFMA Campus Imperatriz participaram do 5º Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio, realizado na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) entre 20 e 21 de novembro, na Unidade II do campus de Marabá.

De acordo com o professor Rivelino Vilela, o IFMA Campus Imperatriz participou como organizador juntamente com as universidades da UNIFESSPA, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e UEMASUL. “Nós fazemos parte de sua organização desde o primeiro encontro, sempre com o objetivo de desenvolver atividades de caráter científico, de ensino e extensão que possam contribuir com a formação dos nossos alunos”, afirmou

O evento anual reúne alunos de graduação, pós-graduação e professores e, para Rivelino, representa uma oportunidade de apresentar trabalhos científicos e participar de palestras ministradas por pesquisadores renomados na área de Física que contribuem fortemente para a formação acadêmica dos estudantes. “É um momento onde as universidades e institutos da região do Bico do Papagaio, sudoeste do Maranhão, sudeste do Pará e norte do Tocantins consolidam interações entre seus pesquisadores aumentando as possibilidades de desenvolvimento científico da região”, afirmou.

“O evento é de grande importância regional para a pesquisa e formação dos nossos alunos de graduação e pós-graduação”, afirma o prof. Rivelino. “As palestras e minicursos são sempre voltados para áreas de pesquisas que aguçam o interesse do estudante de física”, pontuou. “Também são realizadas atividades com escolas de ensino médio buscando a divulgação científica e aproximação do ensino médio com as instituições de ensino superior”, prosseguiu.

Segundo o coordenador da 5ª edição do evento, prof. Tarciso Andrade Filho, da UNIFESSPA, houve discussões nas escolas públicas da região sobre as novas técnicas obtidas através de estudos de mestrados profissionais e na própria sala de aula. Ainda segundo Tarciso, o evento contou a ministração de diversas palestras, apresentações orais, de pôsteres, além de vários minicursos que contaram com mais de 100 inscritos.

Anualmente o evento muda sua sede. Em 2019, será realizado na UFT Campus Araguaína e na edição seguinte retornará para o IFMA Campus Imperatriz, que já recebeu o evento em 2016.