Página Inicial > Notícias > Aluno do IFMA representa Maranhão em evento nacional de matemática

Aluno do IFMA representa Maranhão em evento nacional de matemática

O 6º Encontro do Hotel de Hilbert teve participação dos alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).
  • publicado 13/12/2018 16h45
  • última modificação 13/12/2018 16h47

O estudante Enos Carvalho, do curso de Informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz, representou o Maranhão na 6ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert, realizada em Florianópolis de 20 a 25 de novembro. O evento é promovido pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que selecionou os participantes com base no desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) – iniciativa voltada para alunos premiados na OBMEP.

O nome do evento é uma alusão ao paradoxo do infinito criado pelo matemático alemão David Hilbert em 1925. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado. O hóspede do quarto “n” pula para o quarto “n+1” e assim sucessivamente. O paradoxo está na ideia de que, apesar de sempre estar lotado, no Hotel de Hilbert sempre há vagas.

A programação do Encontro contou com palestras, minicursos, oficinas, atividades recreativas e maratona de matemática (a equipe do aluno do IFMA terminou a maratona em segundo lugar). Esta edição teve a participação de aproximadamente 200 alunos de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

“Quando as atividades do PIC iniciaram, eu me desafiei a obter um desempenho perfeito nas doze provas que viria a fazer. Com média geral de 9,96 pontos, cheguei bem perto de alcançar o objetivo. Mais importante ainda, aprendi bastante Matemática nesse meio tempo e fiquei entre os melhores do Brasil não somente em pontuação, mas também no quesito participação”, comenta o estudante Enos Carvalho.