Página Inicial > Notícias > Campus realizará Festival de solstício

Campus realizará Festival de solstício

De acordo com a programação, o festival acontecerá no IFMA – Campus Imperatriz, com oficinas, exposições e observação do pôr do sol.
  • publicado 13/06/2019 11h17
  • última modificação 14/06/2019 09h17

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz – realizará, no próximo dia 21 de junho, atividades científicas e culturais do Festival do solstício, marcando o momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude medida a partir da linha equador e sinaliza o início da estação de inverno no hemisfério sul.

A ação é parte das atividades de Ensino e Pesquisa, desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PibidIFMA) do Campus Imperatriz em duas escolas da cidade.  Atualmente, a Municipal João Silva e Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa são atendidas pelo projeto “Alfabetização científica para meninos e meninas do Ensino Fundamental e Médio”.

O projeto

O projeto Alfabetização científica para meninos e meninas do Ensino Fundamental e Médio, desenvolvido pelo curso de licenciatura em Física do Campus Imperatriz, tem como objetivo principal potencializar aspectos didáticos no cotidiano das escolas, que sejam motivadores para o ato de pensar a ciência integrada a vida diária.

As iniciativas são planejadas e desenvolvidas com o intuito de motivar o espírito científico das crianças e adolescentes envolvidas no programa; fortalecer a identidade docente dos acadêmicos do curso de Física, bem como instituir a pesquisa como eixo integrador no processo de ensino e organizar momentos de formação contínua na área de ensino de ciências.

Segundo o professor Rivelino Vilela, esta prática conta com o envolvimento de trinta alunos do curso de graduação em Física do Campus Imperatriz, entre bolsistas e voluntários. Alcança ainda cinco turmas na Escola Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa e três no Colégio João Silva. Em ambas as escolas, os alunos do curso de Física orientam grupos de alunos na execução de projetos de pesquisas que são realizados ao longo do ano, pois na sua maioria tratam de observações de movimentos de astros celestes como estrelas, constelações, planetas e satélites.

“Os alunos das de ensino fundamental e médio têm a oportunidade de participarem ativamente de projetos de pesquisa, desde a sua elaboração até a execução, conforme a metodologia, análise dos resultados e produção dos textos. Portanto, permite uma formação completa”, explica o professor, acrescentando que, por outro lado, os estudantes de Licenciatura em Física se aproximam das escolas e têm a oportunidade de aprimorar sua formação. Em sua avaliação, os resultados têm sido bem aceito durante as apresentações em congressos e eventos científicos, possibilitando mostrar que é possível enriquecer e complementar os trabalhos de sala de aula com atividades de pesquisa.

Como resultados científicos, os alunos do curso de Física consolidam presença do IFMA em eventos nacionais e internacionais por meio de apresentações e publicações de seus trabalhos, entre eles: I Workshop de pesquisa em ensino de física do Maranhão – Universidade Federal do Maranhão (UFMA); VI Encontro de Física do Encontro do Bico do Papagaio – VI ENFEBP – Marabá-PA e Astronomy Education:Bridging Research & Practice – Eso, Garching, Munich, Germany.

Confira a programação

Festival do Solstício Pibid – IFMA

Mostra científico-cultural Pibid-IFMA e Colégio João Silva

Dia 21 de Junho

Local: IFMA – Campus Imperatriz: Bloco de Física

14h30 às 15h30 – Oficinas: A Matemática e Física como linguagens universais (construção de relógio solar, escalas de distâncias solares)

15h30 às 17h10 – Exposição de trabalhos científicos sobre astronomia.

17h40 – Observação do pôr do sol e pintura da rosa dos ventos do solstício.

18h00 – Orquestra Vivace – Duo Violino e Piano – “Ode alegria – 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven”.

18h30 – Observação de constelações a olho nu e de planetas com telescópios.