Página Inicial > Notícias > Aluna participa de estágio no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Patrícia Lima Santos, do curso de Física, foi selecionada para o programa de bolsas de verão do CNPEM.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 15/01/2020 11h48
  • última modificação 15/01/2020 11h48

Patrícia faz parte de um grupo de 22 estudantes da América Latina e Caribe selecionados para o estágio

Desde o dia 7 de janeiro, a aluna Patrícia Lima Santos, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz participa do Programa Bolsas de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que fica em Campinas – SP. Para o programa, foram selecionados 22 estudantes entre 538 inscritos, oriundos de cursos de graduação nas áreas de ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias) e das Ciências Biológicas e de Saúde, de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe.

O Programa Bolsas de Verão (PBV) estimula jovens estudantes com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. O desafio de cada estudante selecionado é desenvolver um projeto proposto por pesquisador do CNPEM e apresentar resultados em formas de comunicação oral (seminários) e comunicação escrita (relatório final de pesquisa). O estágio vai até o dia 21 de fevereiro.

O campus CNPEM congrega quatro laboratórios nacionais que fazem parte do programa: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). O centro é uma instituição de direito privado, qualificada como Organização Social, e cumpre metas fixadas em Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Todo o custeio com hospedagem, diárias e passagens é feito pelo programa.  O processo seletivo é feito com base na análise de currículo do aluno, levando em conta o desempenho nas disciplinas e a participação em atividades de pesquisa e extensão.