Página Inicial > Notícias > Física de partículas é tema de palestra no Campus

Física de partículas é tema de palestra no Campus

Evento virtual teve participação de estudantes e professores das unidades do IFMA com oferta do curso de graduação em Física
  • publicado 18/09/2020 09h13
  • última modificação 18/09/2020 09h13

O campus do IFMA em Imperatriz realizou uma palestra promovida pelo curso superior de Licenciatura em Física, com a participação de convidado internacional. Com o tema “Anjos, Demônios, Matéria e Antimatéria… e o que mais se faz no CERN”, o evento em plataforma virtual ocorreu no último dia 16 (quarta-feira).

Ministrada pelo pesquisador Pedro Abreu, a palestra teve como tema central os conceitos de matéria e antimatéria, além dos trabalhos desenvolvidos na Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês). Participaram estudantes e professores dos campi do IFMA que formam licenciados em Física: além de Imperatriz, as unidades de Santa Inês, São João dos Patos, Monte Castelo, e Pedreiras.

O palestrante integra o corpo de pesquisadores do conceituado Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e sua participação no evento promovido pelo Campus Imperatriz foi acompanhada pelo professor Nilson Garcia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

LIP

Em Portugal, o LIP é a instituição de referência para a física experimental de partículas e as tecnologias associadas. Criado em maio de 1986, tem o objetivo de explorar as oportunidades únicas trazidas pela adesão de Portugal ao CERN. O LIP elevou a física experimental de partículas em Portugal a um nível de referência internacional.