Página Inicial > Notícias > Inscrições prorrogadas para a Semana de Africanidades

Inscrições prorrogadas para a Semana de Africanidades

Organizada pelo NEABI do Campus Imperatriz, mesa redonda levanta questões sobre promoção de políticas relacionadas ao tema
  • publicado 26/11/2020 17h14
  • última modificação 26/11/2020 17h16

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMA Campus Imperatriz promove no dia 1º de dezembro (terça-feira) a 12ª edição da Semana de Africanidades, com a realização da mesa-redonda “Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola”. Este ano, o tema do evento é “Racismo Estrutural e Ações Afirmativas: vivências no IFMA Campus Imperatriz”, e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro (ver link no fim da matéria).

Segundo a organização, a proposta da Semana de Africanidades é ultrapassar as questões de combate ao racismo individual e social e avançar na conscientização da comunidade escolar quanto à existência do racismo estrutural. Dessa forma, o evento busca ir além do cumprimento das diretrizes normativas da Lei Nº 10.639 e da Lei Nº 11.645, fazendo com que o IFMA, como instituição pública, cumpra a função social no combate às práticas de naturalização das desigualdades.

Durante a 12ª Semana de Africanidades, discutem-se temas acerca do racismo estrutural, com ênfase no empoderamento dos invisíveis. Em formato virtual, a mesa redonda ocorrerá às 19h, via plataforma Meet, reunindo as palestrantes Eronilde Cunha e Ady Canário, com mediação de Stefânia Pedra, do Neabi Campus Imperatriz. Eronilde Cunha milita no Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC) e integra a Coordenação de Educação da Igualdade Racial (CEIRI) da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Ady Canário é professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), além de representar os movimentos sociais no Rio Grande do Norte, já tendo coordenado o Departamento de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social da universidade.

Acesse a plataforma da 12ª Semana de Africanidades para realizar as inscrições.