Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMA Imperatriz vai cursar mestrado em Física

Estudante do IFMA Imperatriz vai cursar mestrado em Física

Lincoln Almeida Cavalcante irá pesquisar sobre Física Condensada, que se relaciona com a nanotecnologia, no Paraná
  • publicado 02/06/2021 10h14
  • última modificação 02/06/2021 17h43

O estudante Lincoln Almeida Cavalcante,  do curso de Licenciatura em Física colou grau, em solenidade especial, na manhã de terça-feira (01/06), no gabinete da Direção Geral do IFMA Campus Imperatriz.

Lincoln deixa o IFMA para cursar mestrado em Física na Universidade Estadual de Maringá (PR),  na linha de pesquisa sobre Matéria Condensada. Ele ingressa no programa, para o qual foi aprovado em quarto lugar, levando, na bagagem, muitas experiências de aprendizado, lutas e vitórias numa área de conhecimento ainda pouco explorada pela maioria dos estudantes brasileiros.

“A colação foi muito importante, foi a conclusão de uma fase de 8 anos no IFMA”, relembrou Lincoln. “Consegui concluir os estudos no IFMA com publicações e com uma aprovação no mestrado em Maringá”, prosseguiu. “Foi algo único e muito importante, o IFMA foi minha segunda casa”, continuou.

A sua história com o IFMA surgiu ainda por meio do CEIDE – Curso de Extensão de Incentivo ao Desenvolvimento Escolar para Alunos de Escolas Públicas, em que ele se preparou para ingressar no ensino médio. Em seguida, ingressou no curso técnico em Informática e, posteriormenteno curso de Licenciatura em Física.

Da esquerda: o coordenador do curso, Rivelino Vilela, o diretor de Desenvolvimento Educacional, Murillo Carvalho, o diretor geral Lauro Pinheiro e a chefe do Departamento de Ensino Superior, Maria José de Sá

O diretor geral do campus, Lauro Santos Pinheiro, abriu a sessão solene e, logo em seguida, Lincoln procedeu ao juramento. O coordenador do curso de Física do IFMA, prof. Rivelino Cunha Vilela, lembrou que Lincoln sai do IFMA com um currículo invejável, artigos publicados em revistas, duas patentes reconhecidas e uma experiência de cooperação internacional na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, sob a orientação da professora Ana Angélica Macedo.

A chefe do Departamento de Ensino Superior, Maria José de Sá, recordou a participação do estudante nos projetos de extensão. “As experiências na extensão, pesquisa e ensino possibilitaram uma formação sólida a Lincoln, parabéns ao formando e aos professores presentes”, pontuou.

O diretor de Desenvolvimento Educacional, prof. Murillo Barros de Carvalho, reconheceu que as experiências vividas na graduação e que enriqueceram o currículo de Lincoln são frutos de renúncias e de sua dedicação aos estudos. “É preciso destacar a importância da educação pública na transformação da vida estudantes”, afirmou.

Para o diretor geral do campus, Lauro Santos Pinheiro, o sentimento do IFMA Imperatriz é de gratidão por fazer parte dessa história de sucesso. “Ela está apenas começando!”, ressaltou.

O formando e novo mestrando, Lincoln Almeida Cavalcante, entre os professores do IFMA Campus Imperatriz

Saiba mais sobre Física da Matéria Condensada

A física da matéria condensada pesquisa, por exemplo, a nanociência, que se baseia na habilidade de manipular átomos e fabricar sistemas artificiais em escala atômica para estudar e testar teorias da física básica como a mecânica quântica.

A área é considerada de extrema importância na atualidade e resulta nas atividades da nanotecnologia – campo em que a que a Física da Matéria Condensada se inter-relaciona com a Ciência dos Materiais.