Página Inicial > Notícias > Prêmio Fapema homenageia Ana Angélica Macêdo

Prêmio Fapema homenageia Ana Angélica Macêdo

Professora do Campus Imperatriz, pesquisadora tem currículo de destaque no IFMA.
  • publicado 12/07/2021 17h10
  • última modificação 12/07/2021 17h10

A professora Ana Angélica Macêdo, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), é uma das pesquisadoras homenageadas na edição 2021 do Prêmio Fapema, um dos mais importantes concursos científicos do Estado. Neste ano, a premiação tem como tema “Mulheres Cientistas do Maranhão” e também presta homenagem às pesquisadoras Luciane Brito (em memória), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Zafira de Almeida, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

As pesquisadoras foram escolhidas para homenagem por meio da indicação da comunidade científica maranhense. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) recebeu cerca de 2.600 indicações em formulário público disponibilizado on-line. Uma comissão específica avaliou as indicações e selecionou as três pesquisadoras homenageadas.

A professora Ana Angélica Macêdo não conseguiu esconder a alegria de ter recebido a homenagem, mas ela explica que a felicidade é principalmente por causa da parceria com seus alunos. “Fico muito agradecida por esse reconhecimento, pois este é um reconhecimento da parceria com meus alunos. Fico feliz por eles, que são os meus parceiros. Eu fico feliz principalmente por eles estarem felizes. São parceiros prazerosos e meu prêmio é estar com eles. Dedico o mérito aos meus bolsistas e parceiros, que fazem de mim o melhor que sou. Não costumo me inscrever em prêmios, então foi uma notícia recebida com surpresa, quando soube que estava sendo indicada”, contou.

A pesquisadora também afirmou ser uma honra poder compartilhar a homenagem feita pelo Prêmio Fapema 2021. “Fiquei muito feliz por poder compartilhar essa homenagem com outras duas pesquisadoras. Representamos, juntas, as três principais instituições de ensino e pesquisa do Maranhão”, declarou Ana Angélica Macêdo.

O presidente-diretor da Fapema e professor do IFMA, André Santos, comentou a escolha das homenageadas. “A partir dessas indicações, observamos uma expressiva votação de nomes de pesquisadoras, além disso, hoje mais de 60% dos nossos pesquisadores contemplados com recursos da Fundação são mulheres. Portanto, decidimos homenagear as mulheres cientistas do Maranhão nesta edição”, disse. Ele apontou ainda o papel desenvolvido, durante toda a história, pelas mulheres cientistas, que quebraram paradigmas e presentearam a humanidade com grandes descobertas. “E hoje temos orgulho de dar prosseguimento a isso. Parabenizamos, portanto, todas as mulheres cientistas do estado, em especial, as nossas três homenageadas por seus protagonismos e construção de um legado significativo para a ciência do Maranhão”, destacou.

A cerimônia na qual será divulgado o resultado da premiação ocorrerá no dia 2 de dezembro. O tradicional evento, que não pôde ser realizado em 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19, este ano poderá ser realizado em formato híbrido (presencial e on-line). “ Mas, neste ano, com o avanço da vacinação no nosso estado, estamos analisando a possibilidade de realizar a cerimônia no formato híbrido”, analisou a Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, Kiany Cavalcante.

Inscrição para o Prêmio FAPEMA 2021

O Prêmio Fapema, promovido pelo Governo do Estado, busca incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações do pesquisador, inventor e jornalista que tiveram e têm atuação de destaque no estado. Esta edição traz nove categorias, com um total de 52 premiados. Para concorrer a uma das categorias, é necessário fazer a inscrição no concurso, regido pelo Edital Prêmio FAPEMA 2021 (nº 15/2021).

Confira aqui todas as regras do edital e inscreva-se / Edital Prêmio FAPEMA 2021 (nº 15/2021)

Será destinado por meio do edital um valor total de R$ 216.000,00, recurso financeiro proveniente do Governo do Estado do Maranhão e definido na programação financeira da Fapema. Além dos valores financeiros, os premiados poderão receber troféu e certificado.

Categorias e valores do Prêmio FAPEMA

–Pesquisador Júnior (estudante e orientador): R$ 2.250,00 (1° lugar); R$ 1.750,00 (2° lugar); e R$ 1.250,00 (3° lugar).

–Jovem Cientista (estudante e orientador): R$ 2.500,00

–Dissertação de Mestrado (estudante e orientador): R$ 3.000,00

–Tese de Doutorado (estudante e orientador): R$ 5.000,00

-Pesquisador Sênior: R$ 10.000,00