Projeto do campus incentiva meninas a seguir carreira de TI
Com o intuito de inspirar e encorajar garotas a seguir carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), o projeto de extensão Mermãs Digitais, do IFMA Campus Imperatriz, leva para estudantes do ensino médio da rede pública informações sobre cursos e mercado de trabalho em computação. A iniciativa, criada em 2020, é ligada ao programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Galeria de fotos: Primeira edição do Projeto Mermãs Digitais, executada em 2020, ocorreu de forma digital:
Para aproximar as garotas da área de TI, o Mermãs Digitais realiza visitas a escolas públicas do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, promovendo minicursos e oficinas, realizando dinâmicas e apresentando palestras com estudantes e profissionais que já atuam no setor compartilhando suas experiências. O projeto também possui página de rede social, em que são divulgadas informações, cursos e eventos de interesse do público.
A iniciativa surgiu após uma análise do quantitativo de estudantes no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFMA Campus Imperatriz, que iniciou em 2012, com onze turmas, das quais cinco com alunos já formados e seis com alunos ainda cursistas, totalizando 463 estudantes. Deste total 413 foram ou são alunos do sexo masculino e somente 50 do sexo feminino. “Nessa perspectiva, criamos o Mermãs Digitais, buscando estimular meninas a ingressar na carreira de TI”, informou a coordenadora do projeto, Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino.
A primeira versão do Mermãs Digitais, executada em 2020, ocorreu de forma digital por causa das ações de combate à pandemia de Covid-19. Na ocasião, o projeto foi coordenado pela professora Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino com subcoordenação do professor Thiago Paiva Freire. Também participaram os professores Artur Bernardo Silva Reis e Anderson Araujo e Casanova e as estudantes Steffane de Oliveira Castro (bolsista) e Rutiely Miranda De Sousa (voluntária).
Segundo explicou Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino, o projeto está sendo reformulado para a versão presencial com atividades que serão desenvolvidas no campus e nas escolas parceiras para o ano de 2022. De acordo com a professora, haverá participação de novos integrantes. A proposta, já aprovada pela SBC, também será submetida a editais de apoio do IFMA.
Redes Sociais