Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professoras e aluna do IFMA têm artigos publicados em livros
Início do conteúdo da página Notícias

Professoras e aluna do IFMA têm artigos publicados em livros

As professoras Neliane Raquel Macedo e Aricelma Costa Ibiapina  Aquino e a estudante Klycia Silva de Sousa participaram de publicações coletivas.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/05/2022 11h31
  • última modificação 09/05/2022 11h32

As professoras Neliane Raquel Macedo e Aricelma Costa Ibiapina Aquino e a estudante Klycia Silva de Sousa, do IFMA Campus Imperatriz, tiveram artigos divulgados em livros de publicação coletiva. Confira a seguir:


“A oralidade no ensino de línguas estrangeiras”

Doutora em Letras, Neliane Raquel Macedo Aquino participou como escritora da publicação “A oralidade no ensino de línguas estrangeiras”. O livro, publicado em março deste ano, tem como objetivo preencher a escassez existente no mercado editorial e na formação pedagógica sobre a oralidade no ensino de línguas na educação básica, assunto que ocupa um papel menor em comparação trabalho com a compreensão leitora, chegando, em diversas ocasiões, a ser totalmente excluída.  A obra se volta principalmente aos professores de línguas estrangeiras do ensino fundamental e do ensino médio e aos licenciandos que pretendem atuar nesses níveis.

O capítulo escrito pela professora, “Análise do tratamento da pronúncia em materiais didáticos”, foi desenvolvido com a também professora e doutora Carine Haupt, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com o artigo, elas fornecem sua contribuição para suprir a carência do trabalho com a oralidade na área de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras.

Para adquirir um exemplar, acesse o site parabolaeditorial.com.br .


“Aprendizagem e Tecnologia: Enfoques práticos e teóricos na Educação do Século XXI”

Já a professora Aricelma Costa Ibiapina, mestre em Educação, e a aluna Klycia Silva de Sousa, do curso de Física, participaram como autoras do e-book “Aprendizagem e Tecnologia: Enfoques práticos e teóricos na Educação do Século XXI”.  Elas são responsáveis pelo Capítulo 2 do livro, “Estágio Supervisionado: Relatos de experiência com dois sistemas de ensino diferentes: presencial e remoto/misto”.

O texto divulgado pela professora e pela aluna teve o objetivo de compartilhar as experiências obtidas na prática da disciplina de Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Física do IFMA Campus Imperatriz, sob a orientação da professora Aricelma Costa Ibiapina e supervisão de três professores da disciplina de Física. A parte prática do estágio supervisionado teve a duração de 90 horas, com início em 28 de outubro de 2021 e término em 14 de janeiro de 2022, e foi realizada em turmas do ensino técnico integrado ao médio, iniciado no formato de ensino remoto e finalizado no formato presencial.

Clique aqui para acessar o material disponível para leitura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página