Página Inicial > Notícias - PE > Aluno do campus obtém conceito Qualis A1 em publicação

Aluno do campus obtém conceito Qualis A1 em publicação

Artigo trata sobre ciência e tecnologia aplicada à questão da energia solar.
  • Assessoria de Comunicação. com informações do Campus Imperatriz.
  • publicado 30/11/2022 15h16
  • última modificação 11/01/2023 09h48

João Pedro Lemos Morais

Acadêmico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz, João Pedro Lemos Morais, obteve conceito Qualis A1, no artigo Factor de impacto 2021-2022 5.742, publicado no Jornal Solar Energy, jornal oficial da Internacional Solar Energy Society – ISES, dedicado exclusivamente à Ciência e Tecnologia das aplicações de energia solar. A publicação contou com a orientação da Professora Doutora Ana Angélica Mathias Macêdo, do IFMA Campus Imperatriz e colaboradores: Professor Doutor Fernando Mendes (IPC/ESTeSC – Portugal), Professor Doutor Fabiano Perin Gasparin (UFRGS – Brasil) e Professor Doutor Arno Krenzinger (UFRGS – Brasil).

A professora e orientadora do trabalho, Ana Angélica Macêdo, fala sobre a importância de se ter um artigo com conceito Qualis A1, como é o exemplo do aluno do Campus Imperatriz, o João Pedro Morais. “A pesquisa e a inovação é o desejo de contribuir com a sociedade fazendo uso da ciência e da tecnologia. Esta deve ser a motivação dos alunos. A publicação do João Pedro reflete o potencial de nossos alunos se eles acreditarem que é possível e se dispuserem para realizar”, destacou Ana Angélica.

Há pesquisadores em todos os níveis: médio, graduação, mestrado, doutorado e pós-Doc. “Quem realiza pesquisa, precisa publicar. É uma das formas de compartilhar o conhecimento. O Qualis Capes faz referência a qualidade de referência científica e o Qualis A1 é o nível mais alto de produção, sendo um fato quase inédito uma publicação desse nível de um graduando como é o caso do João Pedro”, completou a professora.

O artigo Analysis of mesh screens for outdoor i-v curve measurements of pv modules at several irradiance levels” destaca a importância de medir a transmissividade de telas de malha e fornece resultados valiosos para futuras pesquisas usando esse método para estudar o desempenho de módulos fotovoltaicos em baixos níveis de irradiância. A pesquisa foi realizada em Intercâmbio nacional de pesquisas de natureza científica, do Edital PRPGI nº 39.

O Qualis Capes é uma classificação de produção científica brasileira, no que se refere a artigos publicados, sejam anais, revistas, periódicos e livros científicos, nas diversas áreas de conhecimento. Qualis A1 é a mais elevada classificação, contemplando periódicos de excelência internacional. A gestão do IFMA Campus Imperatriz parabeniza o acadêmico de Engenharia Elétrica,  João Pedro Lemos, e todos os pesquisadores envolvidos, reconhecendo o potencial de nossos alunos e a necessidade do desenvolvimento da pesquisa como força motriz de crescimento, valor e aprimoramento da Ciência no processo de construção do ensino.