Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Assistência ao Aluno
Início do conteúdo da página

Assistência ao Aluno

publicado 04/05/2015 17h17 | última modificação 22/02/2018 10h06

O Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) do Instituto Federal do Maranhão(IFMA) – Campus Imperatriz atua ligado à Diretoria de Desenvolvimento Educacional executando ações pautadas na Resolução 064, de 05 de dezembro de 2014, a qual dispõe sobre o Regulamento da Política de Assistência ao Educando do IFMA.

A Política de Assistência ao Educando do IFMA é um conjunto de princípios e diretrizes que norteia a implantação de programas para garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos com qualidade pelos estudantes, sob uma perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção do conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico. Esta política é destinada aos estudantes regularmente matriculados em todos os níveis e modalidades de ensino, presenciais e à distância dos campi, polos, unidades remotas e núcleos.

O Serviço Social é responsável pela seleção, execução e acompanhamento dos Programas Específicos da Assistência Estudantil do IFMA ( auxílios para alimentação, transporte e moradia, programa de monitoria e de aprimoramento discente). A Assistente Social atua ainda nos Programas de Assistência Universal (acompanhamento psicossocial, sociopedagógico e aos alunos com necessidades específicas), juntamente com a equipe multiprofissional do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE), para que seja efetivado  no campus  uma formação integral, inclusiva e de qualidade.

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA

A Política de Assistência ao Educando está estruturada em Programas Universais e Específicos:

Os Programas Universais são: Programa de Assistência à Saúde do Estudante; Programa de Acompanhamento Psicológico; Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais Específicas; Programa de Apoio à Participação Estudantil em Eventos; Programa de Apoio à Participação Estudantil em Mobilidade Acadêmica Internacional e Programa de Incentivo à Cultura, Desporto e Lazer.

Os Programas Específicos estão divididos em Assistência Primária e Secundária. Na Assistência Primária estão os Programas de Auxílio Alimentação, Transporte, Moradia e Bolsa de Estudos. Na Assistência Secundária estão os Programas de Iniciação Científica; Programa Institucional de Bolsa de Extensão; Programa de Monitoria e o Programa de Aprimoramento Discente.

Os Programas Universais são acessíveis a todos os estudantes e tem o objetivo de favorecer o seu desenvolvimento integral. Os Programas Específicos são destinados a estudantes em condições especiais. Os Programas de Assistência Primária são destinados aos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sendo considerado, prioritariamente, a condição socioeconômica do aluno. Já os Programas de Assistência Secundária contribuem para a formação acadêmica e o conhecimento científico.


EQUIPE TÉCNICA

  • Médicos: Dr. Abraham Elmescany (abraham.itz@ifma.edu.br) e Dra. Eliane de Sousa Costa (eliane.itz@ifma.edu.br);
  • Odontólogo: Dr. Luiz Guilherme Alves Teixeira (luizalves.itz@ifma.edu.br)
  • Enfermeira:
  • Assistente Social: Elidiane Muniz da Silva (elidiane.silva@ifma.edu.br)
  • Técnicos de enfermagem: Valderino Diniz Silva (diniz.itz@ifma.edu.br) e Laiane Moteiro Maia de Jesus (laiane.maia@ifma.edu.br);
  • Psicóloga: Maiara Amorim Muniz (maiara.muniz@ifma.edu.br)
  • Revisora de Braille: Luciene da Silva Barros (luciene.silva@ifma.edu.br);
  • Intérprete de Libras – Jacksondean da Silva (jacksondean.silva@ifma.edu.br)

AÇÕES DO NAE

  • Atendimentos de Serviço Social com acompanhamento das frequências, esclarecimento sobre a política de assistência ao educando e encaminhamento ao setor pedagógico e psicológico. O setor é responsável pela aquisição de auxílios de assistência estudantil, orientação sobre os programas, atendimento individual e em grupo para os alunos.
  • Atendimento Psicológico
  • Atendimento Médico
  • Atendimento Odontológico
  • Atendimentos da Equipe de Enfermagem
  • Realização de atividades educativas como oficinas, palestras, seminários, rodas de conversa, etc.

BOLSAS E AUXÍLIOS

Fim do conteúdo da página