Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

publicado 06/07/2015 12h46 | última modificação 22/09/2017 11h03

Biblioteca Josué Montello atende não só professores, alunos e servidores técnico-administrativos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mas também as pessoas da comunidade local e circunvizinhas ao campus.

Diretamente subordinada à Diretoria de Desenvolvimento Educacional, a biblioteca oferece os serviços de empréstimo local e domiciliar, reserva de materiais e pesquisa na internet. Ao público externo, é permitido apenas consulta e empréstimo local mediante apresentação de um documento de identificação.

Contato: (99)3525-4745


Horários de Funcionamento

De segunda à sexta-feira: das 7h30 às 22h30.


Equipe responsável

Bibliotecária: Elzimeire Coelho – meire.itz@ifma.edu.br

Auxiliar de Biblioteca: Maria de Fátima de Castro – castro@ifma.edu.br


Cadastro de acesso

Podem se cadastrar para uso da biblioteca alunos regularmente matriculados na instituição, professores e técnico-administrativos.

Etapas para cadastro:

  • Número de matrícula institucional;
  • Preenchimento dos dados pessoais na biblioteca;
  • Cadastro de senha e foto digital junto ao SIABI.

Normas de uso da Biblioteca

empréstimo dos materiais poderá ser efetuado apenas com a presença do titular. Obras iguais ou semelhantes não poderão ser emprestadas ao mesmo tempo. Os usuários terão direito ao empréstimo domiciliar de livros, CD, DVD, revistas, obras de referência e exemplares reservado para consulta local. O material desejado pode ser localizado  por meio da consulta ao acervo nos terminais de computador disponíveis na biblioteca e/ou dirigindo-se diretamente às estantes.

Para os servidores, a biblioteca concede empréstimo domiciliar de até 4 itens, com devolução de 14 dias; os estudantes do curso técnico podem retirar até 2 itens, com devolução em 7 dias; já os estudantes do curso superior, podem retirar até 3 itens, com devolução de 7 dias. A renovação só poderá ser efetuada com a presença do titular, podendo ser renovado o mesmo material até duas vezes.

devolução poderá ocorrer sem a presença do titular. A não devolução da obra até a data do vencimento implicará em suspensão de 3 dias do empréstimo ou multa de R$ 1,00 por dia de atraso e de acordo com o número de itens emprestados.

material reservado permanece à disposição do usuário por até 24 h, a partir do dia da chegada do mesmo na biblioteca.


Do uso das dependências

Condições de uso:

  • Não é permitido o uso de bolsas e capacetes na área do acervo. O portador desses objetos deverá deixá-los no guarda-volumes;
  • Não é permitido o uso de celulares no recinto, portanto o usuário deverá deixá-los desligados ou em modo silencioso;
  • Não é permitida a ingestão de alimentos na biblioteca;
  • Silêncio e disciplina devem ser mantidos na biblioteca, sob pena de ser convidado a retirar-se do ambiente.

Observações:

  • Os livros, revistas e documentos do acervo perdidos e danificados deverão ser restituídos pelo usuário. Em casos excepcionais, serão aceitas publicações semelhantes, mediante acordo com a equipe responsável. O prazo para reposição é de 30(trinta) dias;
  • O não cumprimento das normas implicará em suspensão periódica da biblioteca;
  • O usuário surpreendido saindo da biblioteca com material irregular será suspenso da utilização dos serviços da biblioteca;
  • Ocorrendo problema de ordem técnica ou falta de energia, o empréstimo será suspenso enquanto perdurar o problema.

Acervo

A biblioteca do campus Imperatriz possui 6.646 títulos, 15.881 exemplares. Nesses materiais estão incluídos: livros, monografias, referência, teses, Dissertações, DVDs, e CDs.

O sistema da biblioteca pode ser acessado clique aqui.

 

Fim do conteúdo da página