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Núcleo de Registro e Controle Acadêmico

publicado 27/03/2023 10h06 | última modificação 29/05/2023 17h36


O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA), setor vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), é responsável pela gestão da vida acadêmica do corpo discentes do Campus Imperatriz.

ATRIBUIÇÕES DO NRCA

Compete ao NRCA:
Coordenar a execução do processo de matricula, rematrícula e trancamento de matricula;
Emitir documentação referente a vida acadêmica dos alunos (declaração, certificados, históricos e diplomas);
Desempenhar outras atividades correlatas e/ou afins.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Funcionamento de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:
Manhã: 08h às 12h
Tarde: 14h às 21h
Contato por e-mail: nrca.imperatriz@ifma.edu.br

Veja aqui o passo a passo de todo processo para a emissão on-line do seu certificado e/ou diploma através do SUAP, considerando não haver nenhuma pendência junto aos Departamentos responsáveis e a Biblioteca

Cursos Técnicos e Cursos FIC

PASSO 1 – ABERTURA DE PROCESSO

Apenas o próprio Estudante ou Responsável Legal (em caso de menores de idade) podem dar entrada no processo de emissão do certificado e/ou diploma através do SUAP.

PASSO 2 – PARECER DA COORDENAÇÃO DO CURSO

A coordenação do curso irá emitir um parecer favorável, declarando nao haver pendências do(a) aluno(a) e encaminhar o processo para a Biblioteca.

PASSO 3 – NADA CONSTA  DA BIBLIOTECA

O servidor ou servidora responsável pela emissão do “Nada Consta” da Biblioteca deve inserir essa informação no Processo e encaminhá-lo para o NRCA (Ou equivalente).

PASSO 4 – ENCAMINHAMENTOS DO NRCA (Ou equivalente)

O servidor ou servidora do NRCA responsável pela verificação da situação do aluno no SUAP ou Q-Acadêmico, irá efetuar uma busca por pendências em nome do(a) aluno(a). Não encontrando nada, o NRCA irá gerar o Certificado pelo SUAP e solicitar as assinaturas necessárias.

PASSO 5 –  FINALIZAÇÃO DO CERTIFICADO OU DIPLOMA.

Uma vez que o certificado ou Diploma estiver finalizado pelo NRCA (após todas as assinaturas coletadas), o aluno(a) receberá por correio eletrônico(através do e-mail acadêmico) uma notificação de que o seu documento(diploma e/ou certificado) está pronto e poderá baixá-lo no próprio SUAP.

PASSO 6 – SOBRE O PRAZO PARA EMISSÃO

Os certificados ou Diplomas serão emitidos no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir da data do protocolo de solicitação(PASSO 1 – Abertura de processo).

Cursos de Graduação

PASSO 1 – ABERTURA DE PROCESSO

A abertura do processo de emissão do certificado e/ou diploma digital dos alunos dos cursos superiores será de responsabilidade do DESTEC e/ou NRCA.

PASSO 2 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Caberá ao aluno interessado no certificado e/ou diploma, reunir os seguintes documentos para em seguida digitalizá-los e anexá-los ao processo:

RG
CPF
Certidão de Casamento ou Nascimento
Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente
Histórico Escolar do Ensino Médio
Histórico do Curso Superior concluído
Nada Consta da Biblioteca.

PASSO 3 – AGUARDAR PRAZO PARA EMISSÃO

Após anexar toda documentação no processo, o aluno deverá aguardar o prazo máximo de 60(sessenta) dias, contados a partir da data em que o processo foi aberto pelo setor responsável(ver protocolo emitido).

PASSO 4 – ENVIO DE NOTIFICAÇÃO

O(A) aluno(a) receberá por correio eletrônico(através do seu e-mail acadêmico) uma notificação de que o seu documento(certificado e/ou diploma) está pronto e poderá baixá-lo no próprio SUAP.

Ensino Médio

Como devo proceder para trancar ou reabrir o meu curso técnico
No caso de Trancamento de curso, primeiro você deve observar o período para esse procedimento estabelecido no calendário acadêmico(https://imperatriz.ifma.edu.br/calendario-academico/). Feito isso, siga os seguintes passos:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/);
2- Anexe o documento de identificação do solicitante;
3- E por fim, leve toda essa documentação para o Setor de Protocolo do campus ou se preferir, envie pela internet para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br


Após concluir o meu curso, que documentos eu preciso para solicitar meu diploma de técnico
1- Requerimento do aluno(https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/), solicitando a expedição do diploma;
2- Cópia de Identidade, com foto, contendo o número do Registro Geral.
3- Nada consta da biblioteca e comprovação de devolução do livro didático;
4- Dirigir-se ao protocolo para abertura de processo ou se preferir, envie tudo para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br


Quanto tempo devo esperar para receber o meu diploma
O prazo para emissão e registro de diploma é de no mínimo de 30 dias uteis e no máximo 40 dias uteis. Caso seja necessário o registro em prazo inferior ao mínimo estabelecido deve ser comprovada a necessidade no processo.


Como verificar a situação de conclusão
No suap vá na aba Documentos-Histórico Parcial. Se seu histórico estiver todo preenchido, será possível gerar uma DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO. A declaração pode ser utilizada na matrícula em universidades, até que seu diploma seja emitido.


Meu histórico apresenta uma disciplina em fase conclusiva, preciso da declaração para ingresso na universidade, como devo fazer
O campus oferece o protocolo online. Você deve entrar no link (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/), baixar o requerimento, preenchê-lo e fazer sua requisição de forma online, seguindo, ao final, as orientações da página.


Mas meu curso tem estágio obrigatório, neste caso consigo concluir
Por conta da pandemia, a portaria IFMA 2.068 de junho de 2020 subsidiou a solicitação do campus para Dispensa do Estágio para turmas de 3º Anos. No ato da geração da certificação o Núcleo de Registro e Controle Acadêmico fará os trâmites de dispensa.


E se eu tiver feito estágio
A dispensa é para cursos e alunos que não conseguiram realizar seu estágio neste período por conta da Pandemia de COVID-19. Se você fez seu estágio antes ou foi possível executá-lo nos prazos estabelecidos eles poderão ser colocados no seu histórico.


Sou veterano, preciso fazer REMATRÍCULA
Sim. O período de rematrícula está no calendário acadêmico disponível no site do campus (https://imperatriz.ifma.edu.br/calendario-academico/) e deve ser realizado pelo SUAP (https://suap.ifma.edu.br/).


Que documentos eu preciso para realizar transferência externa
Do requerimento (obtido no site do campus: https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/ ) da solicitação de transferência, acompanhado de cópia da seguinte documentação:
1. Certidão de Nascimento;
2. Documento de Identidade;
3. CPF;
4. Histórico escolar da Instituição de origem com especificações dos componentes curriculares e cargas horárias cursadas com aproveitamento;
5. Currículo (ementa) do curso de origem com indicação da carga horária e conteúdos dos componentes curriculares cursados com aproveitamento;
6. Declaração de estar regularmente matriculada na Instituição de origem e ainda caso seja para cursos subsequentes:
7. Título de eleitor com comprovação de votação da última eleição ou declaração de quitação eleitoral para maiores de 18 anos;
8. Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, para cursos subsequentes ao Ensino Médio.

Tá, e depois de enviar para o protocolo, o devo fazer
Após entrada no Protocolo o processo será encaminhado para a Coordenadoria Pedagógica e para a Coordenação do curso, para análise, segundo requisitos “Das Transferências” constantes na Resolução nº 014/2014 de 28 de março de 2014 (Normas Gerais do Ensino Técnico Profissional do IFMA). Após deferimento ou indeferimento, o Registro Escolar entrará em contato para dar ciência do parecer.

Ensino Superior

Como devo proceder para trancar o meu curso
É muito simples, basta fazer o seguinte:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento que se encontra no link:  https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/;
2- Anexe uma cópia do documento de identificação(RG ou CNH) do solicitante e lembre-se que será necessário também anexar o “Nada Consta” da Biblioteca;
3- E por fim, basta enviar essa documentação para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br ou entregá-la pessoalmente no Setor de Protocolo do campus, aos cuidados do DESTEC. O prazo é de 15 a 30 dias para obtenção do resultado desse requerimento.


Como devo fazer para reabrir o meu curso
Nesse caso, você deve fazer o seguinte:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento que se encontra no link:  https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/;
2- Em seguida, envie esse requerimento para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br ou leve-o pessoalmente ao Setor de Protocolo do campus. Lembrando que, seja por e-mail ou pessoalmente no Setor de Protocolo, esse requerimento deve ser endereçado ao NRCA(Núcleo de Registro e Controle Acadêmico), que irá lançar a sua solicitação no Sistema Acadêmico do campus. O prazo é de 08 dias para obtenção do resultado desse requerimento.


Como devo proceder para trancar um período
Faça o seguinte:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento que se encontra no link:  https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/, mas antes, verifique no calendário acadêmico o período planejado pelo DESTEC para o recebimento  desse tipo de solicitação (clique AQUI e veja o calendário);
2- Em seguida, envie esse requerimento para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br ou leve-o pessoalmente ao Setor de Protocolo do campus. Lembrando que, seja por e-mail ou pessoalmente no Setor de Protocolo, esse requerimento deve ser endereçado ao NRCA(Núcleo de Registro e Controle Acadêmico). O prazo é de 08 dias para obtenção do resultado desse requerimento.


Se eu precisar cancelar minha matrícula, como devo fazer
Então, a qualquer tempo, por decisão própria, o aluno poderá solicitar o cancelamento do seu curso, para isso basta fazer o seguinte:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento que se encontra no link:  https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/;
2- Em seguida, dirija-se até a Biblioteca para pegar o “Nada consta” e depois envie esse requerimento, juntamente com uma cópia do documento de identificação(RG ou CNH) do solicitante, para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br ou leve-os pessoalmente ao Setor de Protocolo do campus. Lembrando que, seja por e-mail ou pessoalmente no Setor de Protocolo, esse requerimento deve ser endereçado ao NRCA(Núcleo de Registro e Controle Acadêmico). O prazo é de 72 horas para obtenção do resultado desse requerimento.


Como realizo matrícula em disciplinas ofertadas no período de férias
A oferta de disciplina nas férias geralmente ocorre quando a disciplina deixou de ser ofertada no período regular ou quando for necessária para a integralização dos alunos formandos. Como fazer então para se matricular?

1- O primeiro passo é verificar se você tem os pré-requisitos para cursar a disciplina ofertada, depois, se você é estudante usuário do Q-ACADÊMICO, baixe uma cópia do requerimento (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/), preencha-o corretamente e envie para o NRCA através do Setor de protocolo que efetivará a sua solicitação de matrícula num prazo de até 3 dias. Para os estudantes usuários do SUAP, observado também os pré-requisitos para cursar a disciplina, a matrícula é totalmente on-line e só poderá ser realizada na data definida no calendário acadêmico – acesse AQUI o calendário.


Sobre INCLUSÃO e EXCLUSÃO de disciplina, como fazer
Os estudantes usuários do Q-ACADÊMICO precisam enviar(dentro do prazo definido no calendário) para o NRCA, um requerimento (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/) com a descrição das disciplinas para inclusão ou exclusão. Feito isso, deverão aguardar o prazo de até 08 dias para obter o resultado do seu requerimento. Já os estudantes usuários do SUAP podem fazer essa inclusão ou exclusão de forma on-line e automática, também dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico.


Sobre REMATRÍCULA NO PERÍODO REGULAR, como fazer
Então, a cada novo semestre, o estudante deve obrigatoriamente se rematricular, escolhendo as disciplinas que deseja cursar. Os estudantes usuários do Q-ACADÊMICO, precisam preencher um requerimento(https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/) com o nome das disciplinas que desejam cursar e encaminhá-lo para o NRCA através do Setor de Protocolo do campus, presencialmente ou via e-mail(protocolo.imperatriz@ifma.edu.br) e aguardar o prazo de até 8 dias. Já os estudantes usuários do SUAP, só precisam acessar o sistema e escolher as disciplinas que desejam cursar, observando os pré-requisitos necessários e os horários disponíveis.


Sobre APROVEITAMENTO DE ESTUDOS, como solicitar
Então, o aproveitamento de estudos é o julgamento da equivalência entre disciplinas cursadas com aproveitamento, no IFMA e em outra Instituição de ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação, para fins de concessão de créditos em histórico. Para solicitar esse procedimento o estudante precisa protocolar no Setor de Protocolo do campus, um requerimento (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/) direcionado ao DESTEC, solicitando o aproveitamento de estudos, o que poderá ser feito apenas dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico. Os documentos necessários são: planos de ensino histórico escolar assinado ou com assinatura/autenticação digital das disciplinas que deseja aproveitar. O prazo para obter o resultado desta solicitação é de até 30 dias.


Sobre EXAME DE PROFICIÊNCIA, como solicitar
Estudantes com extraordinário domínio de conteúdo, podem solicitar o exame de proficiência e assim, não precisarem cursar uma ou mais disciplinas do curso. Para isso o estudante precisa, dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico, protocolar junto ao Setor de Protocolo do campus, um requerimento endereçado ao DESTEC. O departamento, por sua vez, irá solicitar ao coordenador do curso que providencie uma banca examinadora especial com três professores, para avaliação do(a) aluno(a). Se aprovado(a), o(a) estudante será dispensado(a) da(s) disciplina(s) solicitada(s). É importante lembrar que o(a) solicitante precisa ser um(a) aluno(a) regularmente matriculado(a). O prazo é de aproximadamente 30 dias.

Encceja

COMO SOLICITAR MEU CERTIFICADO ENCCEJA TOTAL OU PARCIAL

Primeiro passo: Acesse o site enccejanacional.inep.gov.br  e em seguida clique no botão “Clique aqui para acompanhar a sua inscrição, acessando gov.br“. Insira seu CPF e senha para fazer login no GOV.BR. Localize seu boletim e imprima esse documento.

Segundo passo: Junte cópias dos seus documentos pessoais: RG, CPF e certidão de nascimento (ou casamento).

Terceiro passo: Com todos esses documentos em mãos, dirija-se presencialmente ao IFMA Campus Imperatriz e protocole sua documentação no setor Protocolo em horário comercial. (8h-12h e 14h-18h) ou envie sua documentação digitalizada para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br


Quanto tempo leva pra ficar pronto
A emissão do documento tem prazo legal de até 30 dias para ser emitida.


Tem como saber se o Certificado ficou pronto sem precisar ir ao Campus
Sim. Você solicita essa verificação diretamente pelo e-mail do setor responsável: nrca.imperatriz@ifma.edu.br


Onde devo buscar o Certificado
A retirada do documento é presencial, no Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) do campus.


Se eu não puder ir, outra pessoa pode receber o certificado pra mim
Somente poderá receber o documento o próprio estudante ou seus pais. Demais pessoas precisarão apresentar uma Procuração para receber o certificado.


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