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Perguntas frequentes

publicado 12/04/2021 09h53 | última modificação 11/08/2021 15h24

Aqui você encontra as perguntas e respostas mais frequentes sobre o que você precisa saber para tirar suas dúvidas em relação a vários assuntos e procedimentos.


Quem pode ter acesso a Biblioteca do campus?
A Biblioteca Josué Montello atende não só professores, alunos e servidores técnico-administrativos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mas também as pessoas da comunidade local e circunvizinhas ao campus.


Quais são os serviços oferecidos pela Biblioteca do campus?
A biblioteca oferece os serviços de capacitação de usuários, empréstimos local e domiciliar, renovação e reserva de materiais informacionais, pesquisa na internet, levantamento bibliográfico, elaboração de ficha catalográfica. Ao público externo oferecemos os serviços consulta e empréstimo local e pesquisa na internet mediante apresentação de um documento de identificação.


Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30h


Quais são os meios disponíveis para contato com a Biblioteca?
Pelo telefone fixo: (99)3525-4745 – Ramal 214, através do e-mail: bjm.itz@ifma.edu.br ou ainda pelo Instagram: @biblioteca.ifmaimperatriz


Quem é o(a) servidor(a) responsável pela Biblioteca?
Elzimeire Coelho Matos


Quem pode se cadastrar na Biblioteca?
Podem se cadastrar para uso da biblioteca alunos regularmente matriculados na instituição, professores e técnico-administrativos.


Quais são os passos que devo seguir para realizar o meu cadastro na Biblioteca?
• Apresentação de documento de identificação;
• Cadastro do número de matrícula institucional;
• Preenchimento dos dados pessoais na biblioteca;
• Cadastro de senha e foto digital junto ao SIABI.


Quais são as normas que devo obedecer para utilizar os serviços da Biblioteca?
O empréstimo dos materiais poderá ser efetuado apenas com a presença do titular. Obras iguais ou semelhantes não poderão ser emprestadas ao mesmo tempo. Os usuários terão direito ao empréstimo domiciliar de livros, CD, DVD e revistas. As obras de referência e exemplares reservados para consulta local poderão apenas sair para empréstimo por 24h. O material desejado pode ser localizado por meio da consulta ao acervo nos terminais de computador disponíveis na biblioteca e/ou dirigindo-se diretamente às estantes.
Para os servidores, a biblioteca concede empréstimo domiciliar de até 4 itens, com devolução de 14 dias. Os estudantes do curso técnico podem retirar até 2 itens, com devolução em 7 dias, já os estudantes do curso superior, podem retirar até 3 itens, com devolução de 7 dias.  A renovação só poderá ser efetuada com a presença do titular, podendo ser renovado o mesmo material por até duas vezes. A renovação do prazo do material emprestado que estiver dentro do prazo de devolução poderá ser realizada através do link https://imperatriz.ifma.edu.br/siabi/Telas/w_busca_rapida.php ou acessando o nosso IG no instagram: @biblioteca.ifmaimperatriz através do link disponível. Materiais em atraso não poderão ser renovados pela web também.


O que acontece se eu não devolver uma obra até a data do vencimento?
A devolução poderá ocorrer sem a presença do titular. A não devolução da obra até a data do vencimento implicará em suspensão de 3 dias do empréstimo ou multa de R$ 1,00 por dia de atraso e de acordo com o número de itens emprestados. A multa só poderá ser paga via GRU.


Como funciona o serviço de reserva?
O material reservado permanece à disposição do usuário por até 24 h, a partir do dia da chegada do mesmo na biblioteca.


Como faço com meus objetos pessoais ao entrar na Biblioteca do campus?
O uso de bolsas e capacetes na área do acervo não é permitido. O portador desses objetos deverá deixá-los no guarda-volumes.


Posso usar celular dentro da Biblioteca?
O atendimento de ligações por dispositivos móveis deverá ser evitado, devendo o usuário deixá-los desligados ou em modo silencioso.


Possa comer dentro da Biblioteca?
A ingestão de alimentos na biblioteca também não é permitida, por ser uma medida de preservação do acervo.


O material que peguei, rasgou ou perdeu, e agora, o que vai acontecer?
Os livros, revistas e documentos do acervo perdidos e danificados deverão ser restituídos pelo usuário. Em casos excepcionais, serão aceitas publicações semelhantes, mediante acordo com a equipe responsável. O prazo para reposição é de 30(trinta) dias;


Se eu não cumprir as normas da biblioteca, o que acontece?
O não cumprimento das normas implicará em suspensão periódica da utilização dos serviços da biblioteca.


Em que situação os empréstimos poderão ser suspensos?
Ocorrendo problema de ordem técnica ou falta de energia, o empréstimo será suspenso enquanto perdurar a situação.


Quantos títulos possui a Biblioteca do campus?
A biblioteca do campus Imperatriz possui 7.537 títulos, 18.644 exemplares. Nesses materiais estão incluídos: livros, monografias, referência, teses, Dissertações, DVDs, e CDs.


Como faço para acessar o Sistema da Biblioteca?
O sistema da biblioteca pode ser acessado clicando AQUI.



Como devo proceder para trancar ou reabrir o meu curso técnico?
No caso de Trancamento de curso, primeiro você deve observar o período para esse procedimento estabelecido no calendário acadêmico(https://imperatriz.ifma.edu.br/calendario-academico/). Feito isso, siga os seguintes passos:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/);
2- Anexe o documento de identificação do solicitante;
3- E por fim, nestes tempos de pandemia, não será necessário dirigir-se ao protocolo, você poderá enviar essa documentação para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br


Após concluir o meu curso, que documentos eu preciso para solicitar meu diploma de técnico?
1- Requerimento do aluno(https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/), solicitando a expedição do diploma;
2- Cópia de Identidade, com foto, contendo o número do Registro Geral.
3- Nada consta da biblioteca e comprovação de devolução do livro didático;
4- Dirigir-se ao protocolo para abertura de processo. Caso ainda não seja possível, em função da pandemia, envie tudo para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br


Quanto tempo devo esperar para receber o meu diploma?
O prazo para emissão e registro de diploma é de no mínimo de 30 dias uteis e no máximo 40 dias uteis. Caso seja necessário o registro em prazo inferior ao mínimo estabelecido deve ser comprovada a necessidade no processo.


Como verificar a situação de conclusão?
No suap vá na aba Documentos-Histórico Parcial. Se seu histórico estiver todo preenchido, será possível gerar uma DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO. A declaração pode ser utilizada na matrícula em universidades, até que seu diploma seja emitido.


Meu histórico apresenta uma disciplina em fase conclusiva, preciso da declaração para ingresso na universidade, como devo fazer?
O campus oferece o protocolo online. Você deve entrar no link (https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/), baixar o requerimento, preenchê-lo e fazer sua requisição de forma online, seguindo, ao final, as orientações da página.


Mas meu curso tem estágio obrigatório, neste caso consigo concluir?
Por conta da pandemia, a portaria IFMA 2.068 de junho de 2020 subsidiou a solicitação do campus para Dispensa do Estágio para turmas de 3º Anos. No ato da geração da certificação o Núcleo de Registro e Controle Acadêmico fará os trâmites de dispensa.


E se eu tiver feito estágio?
A dispensa é para cursos e alunos que não conseguiram realizar seu estágio neste período por conta da Pandemia de COVID-19. Se você fez seu estágio antes ou foi possível executá-lo nos prazos estabelecidos eles poderão ser colocados no seu histórico.


Sou veterano, preciso fazer REMATRÍCULA?
Sim. O período de rematrícula está no calendário acadêmico disponível no site do campus (https://imperatriz.ifma.edu.br/calendario-academico/) e deve ser realizado pelo SUAP (https://suap.ifma.edu.br/).


Como devo proceder para trancar ou reabrir o meu curso?
É muito simples, basta fazer o seguinte:
1- Baixe e preencha corretamente o requerimento no link:  https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/;
2- Anexe um cópia do documento de identificação do solicitante e no caso de TRANCAMENTO, lembre-se que será necessário também anexar o “Nada Consta” da Biblioteca;
3- E por fim, nestes tempos de pandemia, não será necessário dirigir-se ao protocolo, você poderá enviar essa documentação para o seguinte endereço de e-mail: protocolo.imperatriz@ifma.edu.br


Que documentos eu preciso para realizar transferência externa?
Do requerimento (obtido no site do campus: https://imperatriz.ifma.edu.br/protocolo/ ) da solicitação de transferência, acompanhado de cópia da seguinte documentação:
1. Certidão de Nascimento;
2. Documento de Identidade;
3. CPF;
4. Histórico escolar da Instituição de origem com especificações dos componentes curriculares e cargas horárias cursadas com aproveitamento;
5. Currículo (ementa) do curso de origem com indicação da carga horária e conteúdos dos componentes curriculares cursados com aproveitamento;
6. Declaração de estar regularmente matriculada na Instituição de origem e ainda caso seja para cursos subsequentes:
7. Título de eleitor com comprovação de votação da última eleição ou declaração de quitação eleitoral para maiores de 18 anos;
8. Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, para cursos subsequentes ao Ensino Médio.


Tá, e depois de enviar para o protocolo, o devo fazer?
Após entrada no Protocolo o processo será encaminhado para a Coordenadoria Pedagógica e para a Coordenação do curso, para análise, segundo requisitos “Das Transferências” constantes na Resolução nº 014/2014 de 28 de março de 2014 (Normas Gerais do Ensino Técnico Profissional do IFMA). Após deferimento ou indeferimento, o Registro Escolar entrará em contato para dar ciência do parecer.


Para que serve o NAE?

O NAE (Núcleo de Assuntos Estudantis) é uma equipe de profissionais da área da saúde e afins, que realiza atendimentos/acompanhamentos a toda a comunidade Institucional dando um suporte ambulatorial para alunos/servidores e colaboradores, entre outras ações com projetos que visam a saúde como um todo e assistência aos alunos.


Quais profissionais o NAE possui?

A equipe do NAE é composta atualmente por: médicos, enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicóloga, odontólogo e assistentes sociais.


O dentista realiza algum procedimento no Campus?

Enquanto durar a pandemia por COVID-19, os atendimentos odontológicos presenciais estão suspensos. Porém, o profissional segue à disposição para orientar sobre qualquer indagação em sua respectiva área de atuação, com orientações de forma remota e também participa de trabalhos do setor NAE para saúde bucal preventiva, como produção de cartilha digital de orientação, elaborada na Semana da Saúde 2021. Para ter acesso à Cartilha, solicite pelo e-mail nae.imperatriz@ifma.edu.br .


O Serviço de Psicologia presta atendimento CLÍNICO aos alunos?

O psicólogo escolar atua de forma a colaborar com os processos de aprendizagem e desenvolvimento, principalmente por meio de ações coletivas com os estudantes, família e equipe escolar. Os atendimentos individuais tem caráter de acolhimento, orientação e encaminhamento quando necessário, não sendo iguais ao do psicólogo clínico, de consultório.



 

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