Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 04/05/2015 17h18 | última modificação 09/07/2015 19h00
FACHADA_IMPERATRIZ

Fachada do campus Imperatriz

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Imperatriz foi criado em 1987 sob a denominação de Unidade de Ensino Descentralizada de Imperatriz – UNEDI. Ele fazia parte da Escola Técnica Federal do Maranhão que, posteriormente, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão/CEFET, e iniciou suas atividades educativas na Escola Dorgival Pinheiro de Sousa com apenas 12 professores que ministravam os cursos de Edificações e Eletromecânica, tendo apenas dois anos de duração. No ano seguinte, foi realizado o exame seletivo para esses mesmos cursos e, posteriormente, foi criado o curso de Eletrotécnica, com a duração de 4 anos.

Em reunião com a comunidade e com empresários da cidade e da região Tocantina ficou acordada a oferta de mais 2 cursos: Eletrônica e Saneamento. Nesse período foi construído o prédio próprio da escola sob a administração de professores e técnicos administrativos da Escola Técnica Federal do Maranhão em São Luís, no início da década de 1990.

Em 1990, realizou-se o primeiro concurso público para docente das disciplinas da área de Ciências Humanas e das áreas Técnicas de Construção Civil, Eletroeletrônica e Eletromecânica, bem como para técnicos administrativos para os diferentes setores de atividades, a fim de colocar a escola em pleno funcionamento.

A partir da institucionalização dos Institutos Federais, a UNED- Imperatriz transformou-se em Campus Imperatriz e cresceu consideravelmente em número de cursos, pois além dos já existentes passou a ofertar: Construção em Obras Civis (PROEJA); Infraestrutura Escolar (PROEJA); Administração (PROEJA) e Segurança do Trabalho nas formas integrada, concomitante e subsequente; Informática nas formas integrada, concomitante e subsequente; Celulose e Papel na forma subsequente (convênio com a SUZANO); Meio Ambiente, nas formas subsequente e concomitante; e, a partir de julho de 2014, passou a ofertar os cursos de Automação e Química, na forma concomitante. Em nível superior, o campus Imperatriz oferece atualmente: Licenciatura em Física, Bacharelado em Ciências da Computação e Bacharelado em Engenharia Elétrica.

O campus também desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão, incluindo vários projetos do governo federal. No PRONATEC há a oferta de cursos na forma concomitante de Rede de Computadores, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica e Administração. Atualmente, o campus também trabalha com o programa Mulheres Mil, PIBIC, PIBIC- Jr e PIBID .

O quadro funcional do campus é constituído por: 94 servidores técnico-administrativos, distribuídos em níveis superior, médio e de apoio; um professor da carreira de Magistério Superior e 76 professores da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O Campus Imperatriz possui atualmente 11 doutores, 27  mestres, 34 especialistas e 5 graduados.

Fim do conteúdo da página